Tutorial: Como configurar o SEO nas postagens do blog WordPress

dripp

Passo a passo para iniciantes de como editar o SEO das suas postagens corretamente.

 

O SEO (Searching Engine Optimization) é um método de otimizar o conteúdo publicado em seu site para que ele tenha uma melhor indexação nos motores de busca do Google.

Existem alguns detalhes que podem fazer toda diferença para que o seu conteúdo seja encontrado por um número maior de pessoas, e você tenha mais visitantes em seu blog.

 

Yoast SEO

Neste tutorial vou explicar como configurar o SEO usando o plugin Yoast SEO, que é um dos mais populares para blogs do WordPress.

Se você adquiriu um blog desenvolvido pela Dripp, você vai encontrar o plugin do Yoast SEO logo abaixo da caixa de texto do seu painel de nova postagem.  

O Yoast SEO serve como uma guia para indicar se o seu conteúdo terá maiores chances de ser encontrado no Google. Ele usa as cores “vermelho”, “amarelo” e “verde” para sinalizar a qualificação do seu conteúdo.

 

Entendendo o conceito básico

Antes de configurar o SEO da sua postagem, é importante entender como os mecanismos de busca do Google funcionam.

Quando você abre o buscador, você digita uma palavra ou frase e então o Google te apresenta uma lista de sites com textos, matérias, imagens, e todo tipo de conteúdo relacionado a palavra/frase que você digitou. Certo?

A palavra digitada é o que chamamos de palavra-chave (ou “key word”). Todo o SEO é baseado justamente na palavra-chave.  

Então, você deverá identificar qual é a palavra-chave relacionada ao tema do seu artigo, que será exatamente a palavra pela qual o seu leitor irá digitar no Google fazendo com que ele encontre seu conteúdo.

Dica preciosa: Escrever um artigo baseado na palavra-chave é mais fácil do que encontrar a palavra-chave depois que o artigo já está escrito. A palavra-chave deve ser o ponto inicial na produção de conteúdo para web, e isso ajuda a manter o foco no tema enquanto o artigo é desenvolvido. 🙂

 

Como configurar o SEO – passo a passo

Ao acessar a página de edição de um post, você vai localizar o plugin do Yoast SEO logo abaixo do campo de inserção do texto.

 

1) Palavra-chave em foco

Neste espaço você vai inserir a palavra-chave relacionada ao tema do seu conteúdo. Pode ser uma palavra composta, como “Marketing de Conteúdo”, mas não pode ser uma frase.

 

2) Editar amostra

Ao selecionar o campo “Editar Amostra” você poderá editar apresentação do link na listagem da ferramenta de busca (Google).

 

3) Título SEO

É o título que vai aparecer amostra do Google (pode ser ou não igual ao título da postagem). A barra laranja vai mudar para verde quando o título estiver no tamanho ideal.
Dica: O título deve conter a palavra chave, deve ser objetivo e atrativo para quem visualizá-lo durante a pesquisa.

 

4) Slug

O Slug é o endereço (URL) da página de destino. Ele também deve ser sugestivo e conter a palavra chave.

 

5) Meta-descrição

É uma pequena frase que descreve o conteúdo do artigo publicado. Também deve conter a palavra chave, deve ser claro e objetivo.
A barra em baixo do campo da descrição também vai ficar verde quando o tamanho estiver adequado.

6) Categorias

As categorias vão separar e organizar os conteúdos do seu blog. Isso ajuda o leitor a encontrar ou receber indicações de assuntos relacionados e ajuda o Google também.

 

7) TAG

As tags são um tipo de etiqueta para o seu conteúdo. A palavra-chave deve ser uma tag, e demais palavras relacionadas ao tema também podem ser inseridas. Também são importantes para organização dos conteúdos do seu blog e ajudam o Google.
Dica: É interessante também nomear as imagens que vão ilustrar seu artigo e a imagem destaque com a palavra-chave.

Após preencher estes campos você pode rolar para baixo para visualizar o relatório que o Yoast SEO vai gerar sobre o SEO da sua publicação.

Ele vai listar os erros e acertos, e você pode fazer cada ajuste até que o sinal fique verde. 🚀

 

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários que a gente responde com o maior prazer! 🙂

 

Sobre
Dê um olá!

Entraremos em contato o mais breve possível ;)

Recarregar