1ª Página do Google: Resultados Orgânicos VS Resultados Pagos

Qual é a melhor forma de aparecer na primeira página do Google? Qual tem a melhor relação de custo e benefício? Antes de decidir você deve entender a performance, prós e contras de cada opção.

 

Estar na primeira página do Google significa ter uma atenção especial do seu público. Dados da própria ferramenta de busca informam que 95% das pessoas encontram a resposta para suas perguntas logo nos primeiros resultados da pesquisa. O melhor é que esta oportunidade é acessível para empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Neste post você vai ver:

  1. O que são os resultados pagos (Google Adwords)
  2. Prós e contras do resultado pago
  3. O que são os resultados orgânicos
  4. Prós e contras dos resultados orgânicos
  5. Conclusão: Qual deles é melhor?

Existem duas formas de estar na primeira página do Google:

Resultados Pagos

Os resultados pagos são os links patrocinados do Google Adwords. São os quatro primeiros resultados que aparecem (com destaque em azul).

Ao fazer uma campanha, você determina ao Google quais palavras-chave farão com que você apareça para o seu público alvo. Você paga por clique no seu anúncio, e o valor do clique pode variar, pois é determinado com um leilão. Quem paga mais, aparece primeiro.   

Prós:

  • O retorno é imediato. Enquanto seu anúncio estiver no ar, com certeza seu público alvo vai te ver.
  • Você aparece na primeira página quando e por quanto tempo quiser.
  • A campanha é flexível. Você pode pausar ou injetar mais verba quando quiser.
  • O Google emite diversos relatórios para que você acompanhe o desempenho e sucesso das suas campanhas.
  • Se a sua campanha estiver direcionando para o seu website, você vai impulsionar as visitas dele. Um bom número de visitações também gera, com o tempo, posicionamento orgânico.

 

Contras:

  • Acabou o dinheiro, acabou a amizade. Se você ficar sem verba, perde o primeiro lugar.
  • Às vezes o valor do clique pode ser bem elevado, quando há muita concorrência.
  • Se a campanha não for bem elaborada, você pode perder dinheiro com cliques de pessoas que não estão procurando exatamente o que você pode oferecer.
  • As campanhas precisam ser monitoradas e ajustadas diariamente para que alcancem sua máxima eficiência, ou seja, quem clicar no seu link deve estar realmente disposto a consumir o que você oferece. Então, separe um tempo do seu dia para acompanhar as campanhas ou pague alguém por isso.

 

Também vale ressaltar aqui: Tenha em mente que o Google Adwords leva o seu potencial cliente (lead) até você e isso é excelente pois assim terá alguém predisposto a consumir o sua oferta, mas isso não significa venda. A efetivação venda vai depender da clareza do seu anúncio, da qualidade do produto ou serviço, do profissionalismo do seu site e do seu atendimento. Então, antes de fazer uma campanha online, esteja preparado para receber seu público.

 

Resultados Orgânicos

Os resultados orgânicos são aqueles que aparecem na primeira página por indicação do Google. O buscador rastreia quais sites contém as informações mais compatíveis com a pesquisa e apresenta a lista em ordem de importância.

São mais de 200 critérios que o Google usa para selecionar as buscas. Mas as estratégias de Marketing Digital aplicam SEO (Search Engine Optimization), que são gatilhos aplicados na estrutura do site, para que o buscador veja o seu conteúdo com bons olhos. Assim, o Google julga que o seu conteúdo é mais relevante que os outros.

Prós:   

  • Estar na primeira página de forma orgânica é mérito seu e isso gera credibilidade para o visitante.
  • Você não paga nada para o Google para estar lá de forma orgânica.
  • Você se mantém na primeira página enquanto o Google te achar relevante. Isso pode durar anos.

Contras:

  • Chegar na primeira página de forma orgânica pode demorar.
  • Você fica à mercê do Google. Se surgirem outros sites com conteúdos mais relevantes, você fica para trás.
  • Você vai precisar mostrar que é relevante. Ter um bom site, atualizar blog, excelentes imagens, etc.
  • Você vai precisar separar um tempo para manter seu site atualizado, ou pagar alguém para fazer isso.

 

via GIPHY

Conclusão: Qual deles é melhor?

Depende dos seus objetivos. Se você quer retorno imediato, o anúncio pago vai te ajudar. Porém, se você tem tempo e quer construir uma presença sólida e ser referência na internet, deverá investir no posicionamento orgânico, esperando um resultado a médio ou longo prazo.

O Google Adwords exige uma verba, mas o resultado orgânico exige também tempo e recursos de SEO, como as atualizações de blog, um website bem estruturado, etc. Como sabemos, tempo é dinheiro, então também vale a pena avaliar se você tem verba ou se te tempo e conhecimento (ou pode pagar por alguém que faça) para usar uma ou outra estratégia.

Nenhum deles é melhor ou pior. Eles podem ser mais adequados dependendo da necessidade. Grandes empresas como a Apple, por exemplo, utilizam os links patrocinados para estar em primeiro lugar na busca, mesmo já sendo referência na internet.

Um cenário ideal? Gosto da ideia de usar o recurso do Google Adwords, mas também investir nos resultados orgânicos para não ficar refém dos links pagos para sempre. 😎😎

 

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