Por que o SEO te leva para a primeira página do Google

SEO? Não entre em pânico! Vou te explicar o que é isso e sua importância no marketing digital.

 

Começando do começo…

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, que no português se refere a uma Otimização de Busca. Que busca? A busca que o público faz por seu produto ou serviço no Google.

Hoje no Brasil o Google é a principal ferramenta de busca usada para encontrar conteúdo, informação, dados, lojas, produtos, fornecedores, etc. Mas este sucesso todo se deve justamente a premissa de oferecer a informação mais útil e relevante para a vida do usuário.

É por isso que o Google tem o sistema inteligente de busca que tanto usamos.❤️ Ele mapeia todo conteúdo da internet e seleciona os mais compatíveis com a pesquisa. A questão está justamente nesta seleção: o Google analisa os critérios que qualificam um conteúdo na internet.

Isso significa que quando você digita, por exemplo, “Floricultura em Joinville”, em exatos  0,71 segundos os motores do Google vão mapear aproximadamente 261.000 resultados. Esses resultados serão “organizados” em uma lista, e apresentados a você em uma ordem de importância gerada através dos critérios de qualificação de cada conteúdo mapeado.  

 

Critérios do Google em termos de SEO

Finalmente, SEO na prática!

O SEO é a estratégia que vai transformar seu website, landing page, texto, vídeo, imagem ou qualquer conteúdo que você disponibilize na internet em um conteúdo qualificado aos olhos do Google.

Mas isso é malandragem? Mais ou menos. O desafio do SEO é ter intimidade com os critérios do Google para configurar o conteúdo de modo que ele seja encontrado através dos motores de busca de forma orgânica (gratuita) e com maior eficiência.

Um bom SEO leva seu conteúdo para a primeira página, pois ele fará com que o Google considere seu website mais importante que os demais websites encontrados na mesma busca. A consequência disso é ter muito mais visitas no seu website, de pessoas que buscam por seu serviço/produto.

O Google não revela exatamente quais são todos os critérios que tornam um conteúdo qualificado, para não “entregar o ouro” mesmo. Porém, através de algumas dicas, métricas e pesquisas os profissionais de mídias digitais conseguiram perceber alguns deles:

  • Se o conteúdo é original
  • Se o website é responsivo para celular, pc, tablet, etc
  • Se muitas pessoas acessam esse website
  • Se as pessoas passam muito tempo navegando nele
  • Se ele já está online a bastante tempo  
  • Se o nome do website (domínio) tem palavras-chave
  • Se é leve e fácil navegar nele
  • Se a estrutura do website é adequada e moderna
  • Se outros sites falam desse website
  • Se tem conteúdo multimídia (imagens, vídeos, áudios etc)
  • Se tem um endereço físico próximo ao local do usuário que o busca
  • Se o conteúdo é de fácil leitura
  • Se o website é atualizado com frequência (com um blog)
  • …e a lista vai longe.

Há quem diga que são mais de 200 critérios! O Google atualiza suas métricas constantemente para que seu sistema seja cada vez mais rápido e eficiente para os usuários. Em contrapartida, estratégias de SEO devem acompanhar a dinâmica do Google e manter o website ou conteúdo qualificado para garantir a primeira página. 💫  

 

LEIA + “Práticas para atrair visitantes para meu website”

Sobre
Editora de conteúdo da Dripp.
  • Maicoul David Santos

    Nota 10 a matéria dona Anna!

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