Resultado Rápido ou Duradouro? Busca Orgânica x Busca Paga (Google Adwords)

Maicoul David dos Santos

“Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: “Você pensa ser rápida como o vento; Mas, acredito que eu a venceria em uma corrida…

A Lebre claro, considerou aquela insinuação como algo impossível de acontecer e aceitou o desafio na hora.
Convidaram então a Raposa para servir de juiz, escolher o trajeto e o ponto de chegada.
E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos.

A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, concentrada, em momento algum parou de caminhar rumo ao seu objetivo.
Mas a Lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo.

Ao despertar, embora corresse o mais rápido que suas pernas o permitissem, não mais conseguiu alcançar a Tartaruga, que já cruzara a linha de chegada, e agora descansava tranquila num canto.”

Começamos com uma pequena fábula, ela é bem legal, tem a ver com confiança determinação e velocidade…

Ok, ok, ela não ilustra exatamente o comparativo entre busca orgânica e busca paga (Google Adwords), mas é uma boa analogia.

O que normalmente nossos clientes imaginam é que a busca paga (Google Adwords, Facebook Ads e outros) vai resolver seus problemas e faze-los aparecer no topo, com um clique e um pagamento. Infelizmente não é bem assim.

Logo depois da primeira reunião mostrando os resultados e fazendo testes de busca, vem a seguinte pergunta: “Por que aquele cara aparece em primeiro sem anuncio, sem pagar Google Adwords?”
A resposta deve ser fria e categórica: “TARTARUGA!”

As vantagens de se investir também em busca orgânica

Sim, as campanhas orgânicas são lentas, levam de 3 a 6 meses ou um ano para conseguir sucesso, dependendo da palavra chave que queira conquistar.

É um trabalho árduo, mas duradouro. Pense da seguinte forma: o Google é um motor de busca que gerencia conteúdo na internet, se eles não fomentarem a geração de conteúdo, eles não tem o que buscar. Sacou?

Então você diz: “Ah, devo investir em acesso orgânico?”

Eu respondo: “Mais ou menos.”

Se você quer uma campanha, quer retorno rápido, você deve investir no pago. Ele traz os clientes para você de forma ágil (a campanha tem que ser bem feita e com um bom investimento).
Mas manter essa campanha custa. Ainda mais dependendo da estratégia!
Já o resultado orgânico é firme e forte (se os concorrentes estiverem populando a internet de conteúdo também será concorrido, nem tudo são flores).

Concluindo, é super interessante manter os dois investimentos, coloque verba em campanhas bem definidas no decorrer do ano. Dinheiro na lebre! Ela é rápida e eficiente se bem instruída.
Mas mantenha também o ano todo uma pequena parte do investimento na tartaruga, como a fábula diz ela é firme, determinada e concentrada.

Um forte abraço e muuuuitos clientes pra você!

Sobre
Sou curioso, informado, apaixonado por marketing digital, tecnologia e padrões de comportamento. Nas horas vagas um pai excelente (de acordo com meu publico) e gamer inveterado #dahadoukenryu.
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Entraremos em contato o mais breve possível ;)

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