Formadores de opinião, O que são? Onde moram? O que podem fazer por você?

Maicoul David dos Santos

Tempo estimado de leitura: 3min

 

Olá, pessoal! Estou aqui novamente para falar de algo que a muito tempo tem feito parte de nossas vidas, mas talvez você nunca tenha se perguntado: Como isso pode fazer diferença para meu negócio?

OS FORMADORES DE OPINIÃO!

Vamos então a uma imagem, ela fala mais que mil palavras (adoro jargões):

 

Já entendeu? Se não, este é Emerson Fittipaldi uma lenda da Fórmula 1 e Fórmula Indy (de muito tempo atrás por isso se tiver 25 anos ou menos talvez não saiba quem é esse cara. O moleque com ele deve ter uns 50 anos hoje). Pois bem, ele está fazendo propaganda das baterias Moura! Sendo piloto de F1 (e Indy) além uma lenda o senhor no cartaz é uma referência no quesito automóveis de alta velocidade!

Ok, o público em sua grande maioria não tinha automóveis de alta velocidade. Mas, como o Sr Fittipaldi dirigia muito e aparecia com frequência na TV, eu não ia perguntar para o vizinho de fusca se ele manjava de bateria! Já saia exigindo MOURA!

 

Formador de opinião = Referência

Eles estão em todos os lugares, online e offline. Jornais, revistas, no Facebook, Instagram, Youtube, na sua loja ou na sua recepção.
São as pessoas que falam bem ou mal do seu negócio. Em escalas digitais envolvendo redes sociais e internet, podemos encontrar o poderoso processo de growth hacking, diretamente ligado a formação de opinião (mas não vamos falar disso agora).
Continuando, todos os que falam de sua marca, produto ou negócio são formadores de opinião. Com as redes sociais você já deve ter percebido o quanto isso tomou forma, certo?
Por isso, o formador de opinião é tão importante, ele ajuda no processo de escolha do seu cliente de forma fantástica e em uma escala sem precedentes! (brincadeira o limite é o numero de  seguidores mesmo).

 

Tenha atenção com a segmentação e qualidade

Este é um alerta fundamental, tenha o cuidado de verificar seu formador de opinião. Se são na sua grande maioria seguidores mulheres que querem saber de receitas, não vá tacar a bateria Moura! Tenha dó.
Avalie o público, homens, mulheres, idade, interesses, raio de ação… Isso melhora muito a performance da sua campanha com o formador de opinião!
Sempre conte com uma agência para fazer este trabalho também. (Por acaso trabalho em uma)

Ah, sempre tem a qualidade… Hoje você pode comprar seguidores na China, eles tem fábricas de seguidores.
A pratica é simples, robôs criam contas fake e fazem seguir o “formador” x ou y. Na internet fora da rede social também tem disso, então conte com profissionais para avaliarem seu formador de opinião antes de investir.

 

Como calcular o resultado

Não tem como… Estamos falando de pessoas! Se seu formador de opinião falar uma besteira logo antes da inserção da sua campanha ela está fadada ao fracasso! Então acompanhe sempre o que o seu formador fala, a frequência e o sucesso com o público.
Como sempre digo: Quanto maior o lucro, maior o risco!

 

Conclusão

Ok, isso gerava zeros no pagamento do Sr Fittipaldi, logo estes zeros saiam da conta bancária da Baterias Moura. Agora vem a sua exclamação: Mas isso é muito caro pra mim!!! E eu respondo: Isso foi antes da internet!

Hoje o critério para referências felizmente ou infelizmente mudou. Felizmente por que é barato (perto do cachê do sr Fittipaldi não vá pensando que com 100 conto paga), infelizmente por que qualquer um pode ser referência, desde que tenha um número razoável de likes em sua fan page (10.000 seguidores) ou um blog movimentado (perto de 1.000 visitas/dia).

Isso mesmo, estas pessoas tornam seu produto popular, e muitas vezes oferecem um resultado bem interessante ao ROI do seu marketing. Neste grupo não estão apenas pessoas, mas portais de notícias segmentados, revistas digitais e muitos outros.

É uma ótima opção para branding e campanhas… mas como sempre digo, procure uma referência antes de investir.
Pode até ser quem escreveu esta matéria 😉

Sobre
Sou curioso, informado, apaixonado por marketing digital, tecnologia e padrões de comportamento. Nas horas vagas um pai excelente (de acordo com meu publico) e gamer inveterado #dahadoukenryu.
Dê um olá!

Entraremos em contato o mais breve possível ;)

Recarregar