O que é Marketing de Conteúdo

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O Marketing de Conteúdo é uma estratégia é fortemente usada no marketing digital. Ela se destaca por ser aplicável a diversas modalidades de negócio, em empresas de grande, médio ou pequeno porte. Ainda pode ser 62% mais barata e 3x mais efetiva que os meios de marketing tradicionais.*

“Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas.”*

Na prática, trata-se de um marketing que conversa e se relaciona com o público, com base em suas necessidades. Assim, a empresa se torna referência para o consumidor.

O Marketing de Conteúdo pode ser usado em blogs, redes sociais, e-mail ou qualquer outro canal de comunicação com o público alvo (inclusive meios offline, como revistas ou jornais, por exemplo).

 

Tópicos importantes sobre Marketing de Conteúdo

  • Não tenha medo nem preguiça de escrever ou falar. Ofereça ao seu público informações e argumentos suficientes para que eles compreendam o valor do seu serviço ou produto, e de que forma você poderá ajudá-lo.
  • Se você tem tempo, produza você mesmo ou peça para sua equipe. Se você possui recursos, compre um conteúdo personalizado escrito por algum redator especializado em web. Vale a pena comparar tempo/custo para identificar qual é a melhor opção. 
  • É importante que o conteúdo seja original. Replicar o que já existe na internet pode funcionar, porém, quando você assina pelo conteúdo, o mérito é totalmente seu. Certo? Se você quer ser referência no seu segmento, seja original. 
  • Segmente seu público. A segmentação de público é uma prática altamente usada no Marketing Digital e no Marketing de Conteúdo. Identifique suas personas, conheça a jornada de compra delas e diga o que elas precisam ouvir. Uma comunicação assertiva é fundamental para a aproximação com o público e relacionamento com ele. Quanto mais próximo de uma conversa pessoal você tiver com o seu cliente ou possível cliente, mais interesse ele terá em você. 
  • É um investimento a longo prazo. Não espere que em uma semana você terá milhões de ligações e solicitações de orçamentos. É necessário seguir um caminho para tornar-se referência e ganhar a confiança, certo? No entanto, uma vez conquistada a confiança, você terá um público fiel. Por isso, este é um investimento sólido, que agrega valor à sua marca. 
  • Você pode associar a uma estratégia de curto/médio prazo. Se a sua necessidade é imediata e você possui recursos, é recomendável que você associe seu conteúdo a uma estratégia de campanhas (Google Adwords, Facebook Ads, Native Ads, Influenciadores, etc). Isso poderá ajudar a divulgar o seu conteúdo, e fazer com que um maior número de pessoas encontrem ele em um período mais curto.

 

Importante

  • Use e abuse de SEO. Quando se fala em geração de conteúdo para web é impossível não falar em SEO (Search Engine Optimization). Resumindo, a técnica otimiza o seu conteúdo para que ele seja melhor indexado nos motores de busca do Google, e, assim, seja encontrado por um maior número de pessoas de forma orgânica (não paga). 
  • Acompanhe os resultados. Não faça nada sem planejamento, ou estará jogando tempo/dinheiro fora. Estude seu público, faça um calendário, crie pautas, escreva, revise, publique, divulgue (por meios pagos ou não), acompanhe os número de acesso, analise o que deu retorno e o que não deu, retome o processo até chegar no caminho ideal. O Marketing Digital é feito de erros e acertos e muito estudo de público. Enquanto isso, você verá a resposta do público e saberá como é gratificante! ✨

 

Ficou alguma dúvida sobre Marketing de Conteúdo? Deixe seu comentário que a gente responde! 🙂

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