Quando o e-mail marketing é útil?

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Muita gente ainda fica na dúvida quanto a efetividade do e-mail marketing. Coisa do passado? Nada disso! Te garanto que é, sim, uma ferramenta poderosa. Mas saber por quê e como usar é o que vai determinar o sucesso de uma campanha.

 

O e-mail marketing está entre as mais antigas ferramentas de marketing digital. Desde quando você criou sua primeira conta de e-mail no Bol ou Hotmail, grandes empresas usavam este canal para te enviar promoções indiscriminadamente.

Esta prática gerou uma imagem negativa para o e-mail marketing. A famosa “mala direta” se tornou um incômodo, virou SPAM e os e-mails promocionais passaram a ser ignorados nas caixas de entrada.

É importante entender que a usabilidade da comunicação via e-mail mudou. Hoje temos Whatsapp, Messenger, Instagram e mais outras tantas aplicações com recursos de mensagens online que substituem a função que o e-mail tinha tempos atrás.

A diferença é que esses aplicativos propõem uma comunicação mais informal, enquanto o e-mail ainda é muito utilizado para mensagens formais, principalmente em relações profissionais.

Neste ano (2017), calcula-se que 3,7 bilhões de usuários serão responsáveis por 269 bilhões de e-mails enviados e recebidos por dia no mundo. A consultoria norte-americana Radicati Group prevê-se um aumento de 4,4% neste volume nos próximos quatro anos, chegando a 319,6 bilhões de e-mails ao final de 2021. Leia+ 

 

Aproveite este canal

O e-mail marketing é útil para vários objetivos de negócio, considerando que a mensagem que você enviar é do interesse do seu destinatário. Esta é a premissa do e-mail marketing moderno.

As pessoas já estão condicionadas a ignorar mensagens publicitárias (especialmente se elas não precisam da oferta), e, em meio a tantos anúncios, inovar e entregar uma mensagem de valor para o leitor é fundamental para se destacar e ganhar sua atenção.

Vale destacar que é também uma ferramenta de baixo custo que pode ser usada por empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Exemplos práticos

  • Atrair visitantes para o website: enviar um convite para o leitor, estimulando-o a visitar o seu website e conhecer mais sobre a sua empresa;
  • Atrair leitores para o seu blog: enviar links de postagens do seu blog que o leitor vai gostar de ler;
  • Se aproximar do seu cliente: enviar mensagens em datas comemorativas como aniversário, natal, ano novo, etc.;
  • Ouvir seu cliente: enviar pesquisas de satisfação sobre algum produto ou serviço;
  • Promover algum produto: enviar catálogo de produtos, novidades, promoções exclusivas, etc.;
  • Manter-se ativo para o cliente: Contar novidades da empresa como prêmios, bonificações e qualificações;
  • Melhorar a comunicação: Informar horários especiais e comunicados oficiais.

Como fazer um bom e-mail marketing

  • Faça campanhas bem planejadas, entregue um conteúdo relevante para seu leitor;
  • E-mails bem elaborados tem bons títulos, são objetivos e conversam de forma personalizada com o leitor;
  • Seja criativo! Imagens, gif e emojis podem tornar a mensagem mais dinâmica;
  • Usar somente o texto, como se você estivesse enviando a mensagem pessoalmente também gera bons resultados e passando seriedade ao assunto;
  • Envie mensagem apenas para listas qualificadas, pessoas pré-dispostas a ler o que você enviar. Ou seja, não compre listas prontas;
  • Use ferramentas de disparo de e-mail, assim poderá mensurar quantas pessoas abriram sua mensagem e também não corre o risco de ter sua conta banida por denúncia de spam.

Leia+ 4 Erros comuns no e-mail Marketing

Sobre
  • Maicoul David Santos

    Ótima matéria! A cultura do e-mail esta mudando para algo puramente profissional. Deixando o whatsapp para o corriqueiro e o facebook para as informalidades.

Dê um olá!

Entraremos em contato o mais breve possível ;)

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