Cinco ferramentas digitais de relacionamento com o cliente

É muito bom conquistar novos clientes, mas o que você tem feito por aqueles que você já tem?

Entramos em um ponto muito importante quando falamos de pós-venda. Afinal, existe um esforço grande em conquistar um cliente e oferecer um serviço ou produto satisfatório para ele, mas o resultado desse esforço é comprovado quando o cliente volta para adquirir o produto novamente, entrando no estágio que chamamos de fidelização. Mas não são todas as empresas que investem neste relacionamento e incorpora ele em sua estratégia.

Já pensou que isso pode ser uma forma de se destacar frente aos seus concorrentes? Te dou alguns motivos para valorizar o relacionamento com o cliente.

 

  • Conversar e ouvir a opinião do cliente vai te ajudar a entender onde sua empresa pode melhorar;
  • Nada melhor do que uma boa indicação. Quando o cliente está satisfeito e confortável com o seu atendimento ele não irá hesitar em te recomendar;
  • Ser lembrado e estar presente na vida do seu cliente de forma ativa evita que ele busque outros fornecedores;
  • Sem crise! Dialogar e estar próximo ao seu cliente o torna mais tolerante a possíveis experiências negativas com a sua marca.

 

Mas ninguém tem tempo de ligar ou chamar os clientes para um café. É neste sentido que algumas ferramentas digitais surgiram para auxiliar as marcas. Confira cinco deles:

 

E-mail Marketing

O e-mail marketing tem diversas funcionalidades e uma delas é se manter presente na caixa – e nos olhos – do seu cliente. É claro, com conteúdos relevantes. Então conte novidades sobre a sua empresa, envie assuntos relacionados ao seu produto ou serviço que possam ser do interesse dele e úteis para a rotina dele. E melhor, ofereça outros produtos da sua marca que ele ainda não consumiu.

 

Já conhece BuzzMail?

 

Pesquisa de Satisfação

Esta ferramenta é bem objetiva. Você está perdendo clientes e não sabe por que? Então pergunte! O Google Formulários, Survio e Survey Monkey, por exemplo, são ferramentas gratuitas que funcionam muito bem.

A principal dificuldade de uma pesquisa de satisfação é o engajamento. Pouca gente é favorável a parar suas ocupações por alguns minutos para responder perguntas, porém, uma boa prática é oferecer algo em troca.

Ofereça um brinde, um desconto na próxima compra, o sorteio de alguma premiação. Enfim, a opinião do seu cliente com certeza vale o investimento. Na outra ponta, saber que uma marca se preocupa com a opinião do cliente é vista de forma muito positiva pelo consumidor.

 

Redes Sociais

Se o seu cliente é do tipo que usa as redes sociais, não estar lá não é uma opção, e isso a gente nem discute mais. Porém, se fazer presente em uma rede social não significa ter relacionamento com o cliente, pois é necessário atualizar com frequência, responder e interagir.

 

As redes sociais são as principais ferramentas de aproximação do cliente, por ser um espaço informal para enviar informações para o seu público. Ele vai ter acesso ao seu conteúdo no horário de trabalho ou enquanto está de folga.

 

O melhor disso é que as plataformas, como Facebook ou Linked In, são espaços que estimulam a resposta do público. É muito fácil enviar comentários, curtir, enviar mensagens, compartilhar conteúdos, enfim, mostrar engajamento com a marca. E isso é precioso!

 

Blog Corporativo

O blog corporativo é uma boa ferramenta de captação de leads, porém, pode ser aproveitada também para manter o relacionamento com o seu cliente. Como o e-mail marketing, ele pode ter informações e novidades institucionais, além de conteúdos que podem ser úteis na rotina do seu cliente. Se você é referência para ele, ele poderá ter seu blog como fonte de informação.  

 

Whatsapp

O Whatsapp é uma ferramenta relativamente recente na rotina das empresas. Esta ferramenta, originalmente criada para a utilização de pessoas físicas, se tornou mais um canal de comunicação das empresas com seus clientes.

Para muitas pessoas é mais prático e ágil utilizar este canal, e isso mostra a disponibilidade da empresa para com o público. Vale a pena avaliar se ele se aplica à rotina do seu atendimento.

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