Verdades sobre o marketing no Instagram (+boas práticas na rede)

dripp

Algumas informações que você precisa saber para fazer marketing no Instagram, e, principalmente, conseguir resultados.

 

Este artigo é para você que usa ou vai começar a usar o Instagram para promover seu negócio. A rede social queridinha da vez pode trazer bons resultados, mas, veja bem, a cada 5 imagens que aparecem no feed, a 6a é uma publicação patrocinada. São muitas empresas aproveitando o canal para se aproximar do público, então, se você quer sucesso não pode ser apenas mais um.

 

Sem objetivo você não chega a lugar algum

 

Parece óbvio, mas isso é o principal erro de quem começa a trabalhar com redes sociais. Por isso, seu objetivo deve integrar o seu planejamento de marketing, e o Instagram deve cumprir seu papel como ferramenta dentro do que você almeja para sua marca.

Qual é o principal desafio do seu marketing digital? Você quer divulgar sua empresa? Você quer vender pela internet? Você quer mais visitas no website? Mais visitas na loja física?

Escolha um objetivo principal e estabeleça sua estratégia com base nele.

Não se iluda com números

Qual é o seu objetivo? Se você quer mais visitas na loja física, não é tão importante assim ter seguidores do Brasil inteiro, e, sim, pessoas que moram na sua região e podem ir com facilidade ao seu estabelecimento, certo?

Comprar seguidores também não faz sentido neste caso. Seguidores fictícios não poderão visitar sua loja, muito menos poderão adquirir seu produto.

Então, quantidade não é qualidade. Mantenha o foco em conquistar seguidores aptos a consumir seu produto.

Cada caso é um caso

Muita gente pergunta “quantos seguidores preciso ter?”, “quantas publicações por semana?” ou “quanto eu devo investir em publicações patrocinadas?”.

Uma grande verdade é que não existe uma regra. Seu desempenho nas redes sociais vai depender do seu ramo de atuação, da força da sua marca, do seu posicionamento de marca, a competitividade do seu produto e até mesmo fatores externos como contexto social ou sazonalidade. Por isso também, o retorno sobre seu investimento pode ser variado.

A gestão do seu Instagram vai depender do seu público, sua estratégia, a jornada de compra e também o tempo/recurso disponível para alcançar o objetivo.

 

Segmentar é preciso

 

Segmentação é uma das principais coisas no marketing digital. Quanto mais você conhecer seu público, mais direcionada poderá ser a comunicação com ele.

O Instagram permite que você localize seguidores através das hashtag ou geolocalização. Estes são dois filtros interessantes para encontrar o público certo.

Outra dica é buscar seguidores de marcas e produtos relacionados ao seu negócio. Um exemplo: se você vende móveis, você certamente vai encontrar possíveis clientes que curtiram páginas sobre arquitetura.

Xô, preguiça!

 

Vai dar trabalho sim, amigo. Preocupe-se em manter uma rotina de publicações, responda todos os comentários e mensagens, capriche nas imagens, pense em boas legendas.

Mantenha um padrão, afinal, o posicionamento da sua marca vai ficar bem evidente e vai começar a estar presente da vida dos seus seguidores. Mostre profissionalismo e passe segurança para que o seu público confie na sua marca.

Use todos os recursos possíveis. Fotos, vídeos, stories, transmissões ao vivo…  

No momento em que você estiver com pouco tempo para as atualizações, considere terceirizar a função. Se não, vai ser fácil deixar de postar e você poderá perder um canal importante de comunicação com o público.

 

As métricas te dizem o caminho

 

O Instagram mostra semanalmente a evolução do seu perfil comercial. São esses dados que te dizem se você está no caminho certo.

Informações como número de visitas no perfil, de onde são os seguidores, número de curtidas, horários de maior audiência, entre outros são fundamentais para que você acompanhe os resultados da sua ação, e, se preciso, mude de estratégia.

Boas práticas:

 

  • Marque a localização em todas as postagens;
  • Use hashtags;
  • Compartilhe promoções;
  • Compartilhe dicas, informações e conteúdo relevante para seu público;
  • Interaja com seus seguidores;
  • Conte com a parceria de influenciadores;
  • Curta as publicações dos seus seguidores;
  • Envie uma mensagem privada de apresentação para cada novo seguidor;
  • Publique nos melhores dias e horários;
  • Mantenha o perfil completo com dados de telefone, e-mail e website.
Sobre
Dê um olá!

Entraremos em contato o mais breve possível ;)

Recarregar