Whatsapp para empresas, como aproveitar esta ferramenta?

Utilizando o Whatsapp para se aproximar dos clientes e fechar mais negócios em 3… 2…1!

O Whatsapp foi criado para ser um aplicativo de conversas instantâneas, prático, leve e seguro, como bem sabemos. Desde o seu lançamento em 2009, e mesmo depois que foi vendido ao Facebook, várias funcionalidades foram agregadas ao seu mecanismo para trazer uma experiência ainda melhor e completa aos usuários. Sua popularidade também conquistou um espaço considerável na rotina de muita gente, e é por isso que estamos usando e falando dele hoje.

Bem, apesar de todas as suas atualizações, em nenhum momento o app foi reconhecido para o uso de empresas especificamente. Mas isso não foi motivo para as empresas – pequenas, médias e de grande porte – não se adaptarem ao seu uso na hora de se relacionar com o cliente. Todo departamento comercial, marketing ou qualquer função que atende o cliente e se preocupa em estar acessível a ele viu no Whatsapp uma utilidade.

Alguns exemplos práticos são:

  • Salões de beleza usam o app para marcar e confirmar agendamentos;
  • Clínicas médicas também usam o app para confirmar agendamentos de consultas com clientes;
  • Assistências técnicas informam o status do serviço;
  • Lojas enviam fotos das roupas da nova coleção aos clientes;
  • Até restaurantes enviam cardápios, fazem reservas de mesa ou aceitam pedidos de delivery via Whatsapp;
  • Na Dripp, nós confirmamos informações ou pequenas dúvidas e enviamos avisos pontuais aos clientes, parceiros e fornecedores.    

Ok, Whatsapp não é exatamente feito para empresas, mas dá pra usar, se fizer direito e aproveitar bem os recursos disponíveis.

 

8 Dicas matadoras para usar Whatsapp na sua empresa favorecendo o atendimento ao cliente

 

1 – Tenha um telefone exclusivo para o atendimento:
Compre um aparelho de telefone e um número exclusivamente para o atendimento via Whatsapp.
Misturar os contatos profissionais com os contatos pessoais pode gerar confusão e por o seu descanso de final de semana (ou fora do expediente) em risco. Seja profissional, trate apenas de assuntos pertinentes ao atendimento do cliente.

2 – Tenha uma pessoa responsável por ele também:
A premissa do Whatsapp é a rapidez na resposta. Então, o ideal é ter uma pessoa responsável e disponível para fazer o atendimento.
Utilizar o
Whatsapp Web (versão para computadores) pode ser mais confortável, se a demanda for grande. Outra estratégia é fazer um roteiro com as perguntas e respostas mais frequentes, pois assim basta copiar e colar as respostas seguindo um padrão.

3 – Informe o horário de atendimento:
É bem importante também informar o horário de atendimento no próprio status. Assim, as pessoas vão entender que se enviarem uma mensagem fora do horário de expediente, deverão aguardar a resposta até que o atendimento retorne.

4 – Divulgue o canal aos seus clientes:
Informe no website, Facebook, Linked In, Instagram e demais redes. Também vale na assinatura de e-mail, cartão de visita, folder ou catálogo. As pessoas devem saber desta alternativa de atendimento, pois muitas vezes parte do próprio cliente escolher este canal para a comunicação com a empresa.

5 – Envie mensagens apenas para quem permitiu:
Jamais pegue uma lista de contatos pronta de algum banco que não tenha sido captado com o consentimento das pessoas.
É muito chato invadir o Whatsapp de alguém que pode nem dar atenção para o que você tem para falar. Isso pode prejudicar a sua marca, causando uma impressão negativa sobre o seu atendimento.

6 – Não faça grupos, use lista de transmissão:
Um erro muito comum para quem utiliza Whatsapp para conversar com os clientes é fazer um grupo com todo mundo e enviar avisos por ali.
Isso expõe o número de telefone das pessoas para todo o grupo, deixa margem para que as pessoas conversem assuntos diversos no grupo gerando perturbação e perdendo o foco, assim será muito trabalhoso fazer a administração dele. Quando for necessário enviar mensagens em massa, o certo é fazer uma
lista de transmissão.

Crie a lista com o tema, selecione os contatos que devem receber a mensagem, envie e então cada contato receberá a mensagem de forma individual. Prático e correto!

7 – Nunca – JAMAIS – envie SPAM:
Todo mundo já sabe, mas vale reforçar. Não é legal enviar propagandas em excesso ou conteúdos que não tenham relação com o propósito do atendimento da empresa. O próprio aplicativo possui a ferramenta de denúncia de Spam, que penaliza quem estiver incomodando.

8 – Aproveite o Stories do status:
Na atualização mais recente, o Whatsapp incluiu o recurso de status que segue a linha do Stories (aquele que anda agitando o Instagram e Facebook).
É possível gravar pequenos vídeos ou imagens que ficarão visíveis aos seus contatos durante o período de 24h. É um bom espaço para divulgar promoções, ofertas, fotos de produtos, fotos ou vídeos da rotina da empresa, até dicas e conteúdos rápidos relacionados ao seu negócio.

Sobre
Editora de conteúdo da Dripp.
  • Matéria bacana, já utilizamos o whatsapp para atendimento aos clientes e estamos dentro deste padrão de formato descrito. Funciona e é prático.

  • Muito boa as dicas!

  • Show, excelente!

Dê um olá!

Entraremos em contato o mais breve possível ;)

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