Google lança oficialmente o novo visual do Gmail na web

dripp

Já rolava o boato e, hoje (25), a Google lançou oficialmente a novidade. A ideia geral do novo visual do principal serviço de e-mail da atualidade é permitir que os seus utilizadores realizem mais coisas sem precisar deixar a caixa de entrada.

A nova interface não trouxe só um leve redesenho ao rosto do Gmail, mas também novas funções. Esteticamente, tudo está mais simples e minimalista, com menos bordas destacando os blocos que compõe a tela de uso. Em termo de funções, o e-mail da Google está mais inteligente e seguro, com direito a reforço na privacidade e na produtividade.

Mais produtividade

Conforme algumas imagens vazadas já anteciparam, a Google incorporou alguns novos recursos na tela do Gmail, como acesso rápido a serviços como Agenda, Keep e outros da G Suite.

Novo Gmail

 

Além disso, agora é possível abrir fotos, documentos de texto, planilhas, apresentações de slides e outros tipos de anexos sem precisar abrir o e-mail em si. Funções como marcar como lidas, apagar ou silenciar conversas individualmente (com temporizador e tudo) também podem ser acessadas de forma rápida e direto da caixa de entrada.

Outra novidade interessante é a presença de um pequeno lembrete ao lado de uma mensagem recebida há alguns dias, mas ainda não respondida. A ideia, obviamente, é facilitar a organização ao tornar tudo mais visual: é só bater o olho e ver.

Muitas vezes um e-mail não leva mais do que uma ou duas linhas e, mais ainda, há momentos em que três ou quatro palavras já bastam. Para essas situações, o Gmail ganhou um sistema de respostas inteligentes que nada mais são do que frases prontas para você responder um e-mail com apenas dois cliques: um para escolher a sentença e outro para enviar.

Mais privacidade e segurança

O e-mail ainda é a porta de entrada de golpes e ataques virtuais, portanto, a Google resolveu dar mais destaque aos avisos sobre possíveis ameaças que chegam por meio de um correio eletrônico.

Novo Gmail

 

Em termos de privacidade, a grande novidade é um temporizador para que um email se autodestrua: tal qual em apps de mensagens como o Telegram, Messenger ou Allo, quem envia a mensagem define o tempo durante o qual ela ficará disponível para o destinatário. Depois, tudo some e não pode mais ser lido por quem o recebeu.

É possível até mesmo ativar um sistema de verificação dupla para que apenas o remetente autorize o acesso do destinatário ao email enviado. Outra novidade de privacidade permite que o remetente bloqueie download de anexos, encaminhamento e até mesmo captura de telas de uma mensagem (apesar de não ficar muito claro como este recurso funcionará na web).

Novidades no mobile

Apesar de não ganhar um novo visual nas suas versões mobile, o Gmail apresenta um sistema de notificação prioritária para o usuário definir quando ele ser avisado sobre algo que chegou à sua caixa de entrada. Há ainda um novo sistema de sugestão de cancelamento de inscrição em newsletters que pode ser útil para diminuir a superlotação da sua caixa de entrada.

Experimente

Segundo a própria Google, o novo Gmail já está disponível hoje mesmo. Para experimentar a novidade, basta ir até às configurações do e-mail (botão em forma de engrenagem presente no canto superior direito da tela) e clicar em “Conheça o novo Gmail”.

A novidade ainda não aparece para todo mundo, portanto, é possível que ela esteja sendo liberada aos poucos para todos os usuários. Você já recebeu? Deixe sua opinião sobre o novo Gmail nos comentários!

 

Conteúdo publicado originalmente em TecMundo.com.br 

Sobre
Dê um olá!

Entraremos em contato o mais breve possível ;)

Recarregar