O que é um DNS, registro “.com” ou “.com.br”?

dripp

O DNS – Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), é um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na prática, significa que a partir do nome de domínio você pode digitar o endereço do website “www.exemplo.com.br” no seu navegador para acessar o website exemplo, sem precisar digitar monte de números e pontos para isso.

Como assim números?

As formas de acessar uma página na internet são pelo nome de domínio (DNS) ou pelo endereço IP dos servidores nos quais ela está hospedada. O DNS traduz os números em palavras para localizar o website, e assim fica muito mais fácil.

Cada servidor possui um endereço IP único, logo, cada domínio leva a um IP específico. Por isso, é impossível ter dois sites diferentes com endereços iguais.

Endereços .com e .com.br

Se você digitar, por exemplo “www.baixaki.com.br” ou “www.baixaki.com” na barra de endereços do seu navegador, a página inicial do Baixaki será exibida. Então o DNS está traduzindo os dois domínios para o mesmo IP?

Calma, jovem! Quando dois endereços diferentes levam ao mesmo site, significa que uma das páginas redireciona o acesso para outra. Por exemplo, ao abrir o endereço .com do Baixaki, você é automaticamente encaminhado ao endereço .com.br.

O endereço “.com” é internacional e o “.com.br” é nacional. Existe vários domínios para registrar, como o “.gov.br”, “.ind.br”, até mesmo “.joinville.br”.

❗Um alerta é que você compre o domínio nacional e internacional, sempre que possível e faça o redirecionamento de um para outro. Porque se você comprar o domínio “www.suaempresa.com.br” e outra pessoa comprar o “www.suaempresa.com” seus clientes podem ficar confusos na hora de acessar, pois os dois tipos de domínios são intuitivos.

❗Outra dica é comprar domínios com variações do nome da sua empresa, por exemplo, no plural ou singular. O motivo é o mesmo da dica anterior: pequenos detalhes podem confundir seu visitante e fazer com que ele acesse outros sites que não são o seu.

Quem gerencia isso?

Para que o sistema de endereços IP e DNS funcione corretamente, é preciso ter uma coordenação global. Ou seja, em qualquer lugar do mundo, para você abrir o site da Dripp, por exemplo, é só digitar www.dripp.com.br.

Existe uma organização responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPS em escala mundial. Trata-se da ICANN (acrônimo em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.

 

Sobre
Dê um olá!

Entraremos em contato o mais breve possível ;)

Recarregar