5 dicas: Saiba passar comunicados aos clientes e colaboradores de forma clara e objetiva

dripp

Comunicar-se com seus clientes e colaboradores é fundamental para manter a seriedade e bom atendimento mesmo em momentos de crise.

 

Eventualmente, situações externas influenciam na rotina de empresas. Na última semana, o país teve dias turbulentos que impactaram diretamente no funcionamento de diversos estabelecimentos, indústrias e comércios. Neste contexto, toda população busca informações sobre o atendimento em diversos setores, e muitas empresas podem falhar em não deixar claro se estão ou não, prestando serviços.

Também vale lembrar que a maioria dos estabelecimentos podem estar fechados ou com o funcionamento parcial, porém o seu está funcionando normalmente. Neste caso é bom informar ao público que a sua empresa está atendendo.

Veja essas dicas que vão te ajudar a se comunicar com seus clientes e funcionários de forma clara e objetiva em tempos de crise:

 

 

1 – Como fazer um comunicado

 

Sempre ao escrever um comunicado informe primeiramente a quem ele se destina. É para clientes? Para colaboradores? Fornecedores?

Em seguida, explique a situação de maneira simples, seja mudanças no horário de funcionamento, falta de algum serviço ou produto, condições especiais de venda, etc. Deixe claro também que assim que a situação for regularizada, a empresa irá comunicar o cliente. Isso passa tranquilidade e segurança.

Não tente “falar bonito”. Evite termos técnicos ou robustos, você deve escrever de modo que todos possam entender. Não faça comunicados longos, seja objetivo.

É importante sempre informar data, horário, o responsável pelo comunicado (em nome da empresa ou gerência), e forma de contato em caso de dúvidas.

 

Check list do comunicado:

  • Informe para quem se destina o comunicado;
  • Explique de forma simples os motivos e o que há de diferente na prestação dos serviços;
  • Informe data, horário e local que o comunicado foi emitido;
  • Assine o comunicado em nome da empresa ou responsável;
  • Informe canal de comunicação para urgências ou dúvidas (telefone ou e-mail).

 

2) Cole avisos na fachada do seu estabelecimento

Imprima em folhas A4 o seu comunicado e cole na porta do seu estabelecimento. Use fontes como Times New Roman ou Arial para que a leitura não seja prejudicada.

Também cuide com as cores da escrita para que se destaquem no fundo (preferencialmente fundo branco e texto na cor preta ou vermelha).

 

3) Redes Sociais

Deixe o mesmo aviso nas redes sociais – em todas que você usa. Facebook, Instagram, Linked In, Twitter, etc.

É recomendado fazer uma imagem com o aviso, e replicá-la em todos os canais. Assim você manterá um padrão e terá menos trabalho.

 

4) E-mail Marketing

Para empresas que se comunicam com seus clientes/colaboradores por e-mail, o e-mail marketing é uma ferramenta muito útil para avisos e comunicados especiais.

Envie o comunicado usando uma ferramenta de disparo. Assim, você terá controle de quantas pessoas receberam e abriram o e-mail, e poderá garantir que sua mensagem não caiu na caixa de spam ou foi bloqueada.

Lembre-se de informar no título que trata-se de um comunicado urgente para que as pessoas saibam que o aviso é importante.

 

5) Whatsapp

Este é um dos jeitos mais eficientes de passar comunicados aos clientes, afinal, a maioria das pessoas hoje em dia usam o Whatsapp.

Se você tem uma rede de contatos de seus clientes/colaboradores, o jeito correto e prático de enviar um comunicado a todos é fazendo uma lista de transmissão. Saiba como fazer uma lista de transmissão e usar o Whatsapp para comunicar-se com os clientes clicando aqui.

 

6) Website

Inclua o comunicado especial também no website oficial da sua empresa. Ele pode ser inserido como um splash, no slide principal ou no blog.

 

7) Google Meu Negócio

O cadastro do Google Meu Negócio permite que você altere o horário de funcionamento da empresa em datas especiais. Você também pode incluir um aviso temporário no campo de atualizações do seu cadastro.

Assim, quando as pessoas procurarem por sua empresa no Google, poderão verificar o funcionamento dela no próprio cadastro de buscas ou Google Maps!

 

Se você precisa de ajuda para emitir comunicados aos seus clientes ou colaboradores, conte com a Dripp. Clique Aqui

Sobre
Dê um olá!

Entraremos em contato o mais breve possível ;)

Recarregar